Imagem capa - Retrato Corporativo: A importância de se fazer um retrato Profissional por Julia Dutra Fotografia
Fotografia para Negócios

Retrato Corporativo: A importância de se fazer um retrato Profissional


É inegável a importância da imagem no primeiro contato que temos com uma pessoa ou empresa. É possível afirmar que uma boa imagem é a porta de entrada para conquistar novas oportunidades no mercado profissional.


Nesse artigo estarei te mostrando a importância de se fazer um retrato profissional. De maneira clara e objetiva.


Passando credibilidade

Passar credibilidade é o objetivo de todo profissional, pois dificilmente um possível cliente firmará negócio com uma pessoa ou entidade que não passe crédito algum em seus posicionamentos.






E como um retrato profissional me ajudaria com isso?


Vamos para um exemplo: Você confiaria num médico que se apresentasse a você sem camisa, com um boné da nike na cabeça, de bermuda e falando com várias gírias? Provavelmente não! Porque esse médico não passa credibilidade.




Agora se antes de ir no consultório desse médico você tivesse visto uma foto dele em seu site exatamente do mesmo jeito que você o viu pessoalmente. Você teria chegado a ir no consultório dele? 


Creio que sua resposta é não. 


Sendo assim, é possível verificar a importância de se fazer um retrato profissional. Uma vez que uma boa imagem atrai mais o olhar das pessoas. 


Agora vamos imaginar que você tivesse procurado um médico na internet. Aí você entrou num site e viu lá a imagem desse médico com um jaleco branco, com um sorriso no rosto sentado na mesa de seu consultório. 


Essa imagem te passaria credibilidade? Pense nisso e vamos para o próximo motivo!


Conquistar mais clientes





Agora vamos pensar em como uma retrato corporativo faria com que um profissional conquistasse mais clientes.


O mercado empresarial está cada vez mais concorrido e tudo precisa colaborar para que o cliente escolha você e não o concorrente. Vou listar agora algumas coisas que são importantes para conseguir mais clientes:

  • Networking;
  • Qualidade no seu serviço ou produto;
  • Qualidade no atendimento
  • Conhecimento acerca de sua persona.


Digamos que você já tenha tudo o que foi listado acima. Organização, planejamento, direção e controle. Sua administração está funcionando muito bem.

O que adianta tudo isso se o que primeiro contato que é o que faz alguém querer ou não ser o nosso cliente, for prejudicado devido a uma imagem inadequada?

Vou conseguir mais clientes assim? Em seguida falaremos sobre a mensagem correta...



Enviar a mensagem correta


Quando pensamos na importância de se fazer um retrato profissional, uma das variáveis a serem consideradas é a MENSAGEM CORRETA. O que seria essa mensagem correta?





Essa mensagem não deve ser incoerente, ela precisa representar bem o seu nicho de mercado.


 




Digamos que você seja um professor de Direito e você quer alcançar alunos para o seu curso online de Direito do Trabalho. E lá no seu site tem um imagem sua de péssima qualidade, com uma camisa sem manga, com uma garrafa de cerveja na mão, bermuda e chinelo.




Você está passando a imagem correta para o seu cliente em potencial? O público de Direito procura alguém com essa imagem para poder se espelhar? Você está falando a língua dele?






Esse exemplo foi de uma imagem totalmente incoerente. Por isso é importante você procurar um bom profissional que te auxilie na escolha dessa imagem e consiga transmitir a mensagem correta para o seu público.




Aumentar seu engajamento nas Redes Sociais

Chegamos em algo que hoje talvez seja essencial tanto para profissionais em busca de um emprego quanto para empresas em busca de clientes.




Hoje nas redes sociais empresas estão investindo em humanizar suas marcas, pois perceberam que na internet as pessoas preferem lidar com outras pessoas e não com logotipos. Um exemplo disso é a Magazine Luiza que hoje tem a Magalu.





E como humanizar influencia no meu engajamento? E o que isso tem a ver com o retrato corporativo? Tem tudo a ver!






Se você não tiver uma imagem de qualidade - e como vimos no tópico anterior - que passe a mensagem correta. Dificilmente você irá conseguir fazer com que a pessoas engajem com você nas redes sociais. 




Dentro de imagem correta é preciso transmitir com seu retrato profissional algo que hoje é muito falado e é de fato muito importante: Empatia.




Seu público precisa se identificar com você! E como fazer isso com uma imagem de má qualidade ou incoerente?




Ou seja para engajar é preciso ter um retrato que faça sentido com aquilo que você está se propondo a fazer pelo seu cliente. Caso isso não aconteça dificilmente um possível cliente virá até você.






Memória e Jornada Profissional

Já se pegou olhando álbuns antigos de família e relembrando os momentos bons, os aniversários dos filhos, o dia do seu casamento, o primeiro aniversário de namoro, o nascimento dos filhos, a primeira casa e outros momentos importantes?




E qual foi a sensação que você teve ao fazer isso? Foi boa? Acredito que sim! 




Você deve está pensando nisso agora e talvez até com um sorriso no rosto.




Agora imagine você fazendo isso vendo fotos que contem a história de sua carreira profissional? A primeira conquista, o primeiro ano na sua vida profissional, o primeiro dia em uma empresa, ou o primeiro dia da sua empresa. 







Além dos resultados financeiros estamos percebendo que também há ganhos motivacionais e sentimentais em ter uma imagem que esteja  transmitindo sua personalidade e seus sentimentos num determinado momento da vida. 




A importância de se fazer um retrato profissional não está apenas ligada a retorno financeiro, mas também a autoestima do ser humanos debaixo do profissional.




Conclusão




Para ter credibilidade, conquistar mais clientes, enviar a mensagem correta, aumentar seu engajamento nas redes sociais e manter firme a sua identidade profissional. 




É preciso uma imagem que demonstre o profissional que você é. 




Não é ser superficial se preocupando apenas com a imagem  e ignorando as demais características.




É justamente querer que essas características tenham a possibilidade de alcançar o cliente e não permitir que uma imagem impeça isso de acontecer logo no primeiro contato.




Entre em contato agora para marcar seu retrato profissional!