Imagem capa - Ensaio de 15 anos: confira as melhores dicas para ter um ensaio lindo por Julia Dutra Fotografia
Ensaio 15 anos

Ensaio de 15 anos: confira as melhores dicas para ter um ensaio lindo



Se você está se preparando para fazer seu ensaio de 15 anos ou decidindo se quer fazer ou não, nesse artigo vamos dar algumas dicas para que esse dia seja incrível. 


Você vai aprender como escolher o fotógrafo ideal, principais estilos que você pode escolher, dicas de looks, melhores lugares para fazer as fotos e mais algumas dicas extras para que suas fotos fiquem lindas.


Como escolher um fotógrafo para seu ensaio de 15 anos?


Antes de tudo escolha um fotógrafo com cuidado, afinal é um momento muito importante e se você não gostar das fotos não vai ter como voltar atrás. 


Por isso listei algumas coisas que você deve analisar antes de decidir quem vai fazer seu ensaio de 15 anos.


  • Veja se o profissional tem portfólio;


  • Converse para ver se você se sente à vontade com essa pessoa;


  • Olhe outros trabalhos deste fotógrafo e veja se faz o seu estilo;


  • Alinhe as expectativas: ele oferece tudo que você espera?


  • Como ele entrega os produtos? Albuns? Quadros personalizados? Pen Drive?;


  • E por último valor do serviço.



Estilos de ensaio de 15 anos que você pode fazer

 

Antes de tudo, tenha em mente que o seu ensaio de 15 anos é para você expressar sua personalidade, então escolha um estilo que combine com você e sua história. 




Mas se alguma coisa não combina com você não coloque no ensaio, converse com o fotógrafo para as fotos fiquem do seu jeito.


Separei aqui alguns estilos para você se inspirar: 


Casual

É feito ao ar livre, normalmente, e não tem nenhuma regra basta ser você mesma, ser o mais natural possível, tanto nas roupas quanto na make.


Divertido

Uma outra opção é fazer um ensaio mais divertido, usar coisas que você goste, balões,além disso pode até fazer com suas amigas, fica super legal e vocês vão se divertir muito. E se você é tímida, fazer as fotos com suas amigas pode ser uma ótima solução para você se sentir mais à vontade e o ensaio fluir com mais facilidade.


Urbano

Esse é um estilo super despojado, e se você é mais radical e gosta de esportes vai amar esse estilo. Nos centros existem vários cenários lindos para compor seu ensaio, por exemplo: prédios, paredes coloridas e até mesmo a rua, pode ter certeza que com um olhar de um fotógrafo profissional seu ensaio ficará maravilhoso.


Temático

Se a sua festa vai ter um tema específico pode ser legal fazer um ensaio temático também, ou mesmo que você não faça festa. Não precisa ser uma super produção, pode ser uma coisa simples que remeta ao tema que você quer.


Dicas de looks para seu ensaio de 15 anos


Antes de escolher o look para seu ensaio de 15 anos, é importante saber onde será a sessão de fotos e qual estilo você quer, para que seu look combine com o restante.


Despojado 

Caso seu ensaio seja mais no estilo urbano ou casual, é legal apostar em um visual mais “largado”.  Você pode usar:

  • Jaqueta jeans; Shorts; Xadrez; Meia arrastão; Boné ou touca; Blusão; Óculos e etc..


Romântico

Se você escolheu fazer as fotos na praia ou em um lugar com bastante verde, você pode optar por usar um estilo mais romântico que combina mais com esses ambientes. O ideal é que as cores sejam mais neutras e os tecidos leves e finos, para passar esse ar mais romântico e natural. Você pode usar: 

  • Vestidos com rendas; Chapéus; Tiaras de flores; Vestidos longos.


Mais dicas para seu ensaio de 15 anos ser inesquecível


Além dessas dicas que você viu até aqui, listei outras coisas que acho importante para que as suas fotos fiquem lindas e você curta esse momento. 

Não tenha vergonha

Eu sei que é difícil para quem é tímida se sentir à vontade com um estranho tirando fotos suas, mas se você não se soltar no ensaio as fotos não vão ficar do jeito que você espera. Converse com o fotógrafo para você se sentir mais próxima dele, outra dica é levar alguém com você no dia do ensaio para te dar um apoio moral, pode ser sua melhor amiga ou namorado.


Use coisas pessoais 

Para que seu ensaio de 15 anos fique mais com a sua cara você pode levar coisas que tenham algum significado para você, como violão, skate e outros. Podem ser coisas que representem seus hobbies, ou que lembrem suas amigas, seus pais, isso dá um toque pessoal às suas fotos e você vai adorar lembrar quando for mais velha. 


Leve seu pet

Se adora animais e tem um pet, por que não levá-lo a sessão de fotos? É forma de colocar mais da sua personalidade nas suas fotos, e além disso vão ficar super fofas.

É claro que você precisa acordar isso com o fotógrafo antes, não vá aparecer com seu gato no ensaio sem ter falado nada. 


Não exagere na make

Não estou dizendo que isso é uma regra, vai do gosto de cada uma, mas se for fazer fotos no estilo mais romântico em um ambiente mais verde, é legal usar uma make mais leve e natural. Agora se a ideia é fazer um ensaio mais estiloso e despojado, a make carregada vai combinar muito bem com o estilo do ensaio.


Lugares que você pode fazer seu ensaio de 15 anos


Alternativas de lugares para fazer seu ensaio de 15 anos não vão faltar, pode ser no centro da cidade, praia, campo e até em casa. Mas lembre-se que o foco do ensaio é você e não o local, então escolha um lugar bonito que você goste.

Aqui em Florianópolis tem várias opções de lugares maravilhosos, vou listar alguns aqui para você se inspirar: 

Praias

  • Santo Antônio de Lisboa;
  • Praia do Moçambique;
  • Praia Mole;
  • Praia da Armação.

Campo: 

  • Morro da Boa Vista;
  • Rancho Queimado;
  • Centro Histórico São José.

Urbano:

  • Ponte  Hercílio Luz;
  • Forte Sant’Anna;
  • Ribeirão da Ilha.


Conclusão


Por fim, esse momento é muito especial na vida de toda garota, e é muito importante que seja registrado por um profissional que entenda essa importância e que faça com amor e não como mais um trabalho.


Pensando nisso, quero te convidar a entrar em contato para que possamos conversar e marcar o melhor dia para fazer seu ensaio de 15 anos.